Cartilha: Qualidade da água para consumo humano

Veja a cartilha



Ministério da Saúde lança cartilha em comemoração ao Dia Mundial da Água


Documento foi elaborado para apoiar os profissionais da Saúde e Educação na orientação das famílias quanto aos cuidados com a água para consumo humano

No dia, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, para celebrar a data, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua/CGVAM/SVS/MS), lança a publicação Qualidade da Água para Consumo Humano: Cartilha para promoção e proteção da saúde.

A cartilha foi elaborada para apoiar os profissionais da Saúde e Educação na orientação das famílias quanto aos cuidados com a água para consumo humano. O material tem como objetivo auxiliar na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população a partir de orientações, de forma simples e rápida, sobre as atividades de educação em saúde relacionadas à água para consumo humano, independentemente da forma de abastecimento utilizada.

A publicação apresenta o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e orienta sobre os cuidados que devemos ter com a água antes de ser consumida e com os reservatórios de água mais utilizados pela população, como caixas-d’água e cisternas, bem como recipientes e utensílios que entram em contato com a água. Esses cuidados ajudam na prevenção de diversas doenças e agravos de transmissão hídrica, tais como: doenças diarreicas agudas, hepatite A, febre tifoide, entre outras.

A cartilha traz ainda algumas medidas que podem ser desenvolvidas no domicílio para o uso consciente da água e a redução do desperdício.


Texto: NUCOM/SVS/MS
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS